peregrinação, Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares

Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares

Junho 24, 2019 6 Por sorriresonhar

Se já te tomaste a decisão de que vais fazer uma peregrinação, então agora é altura de planear esse momento. E existem alguns tópicos importantes a refletir: Vais sozinho ou em grupo? O que precisas levar contigo? O que deves fazer para te preparares? Aqui deixamos algumas dicas que resultam connosco, que podem ser úteis também para ti.

Peregrinar é uma experiência de vida, muito para além da religião ou ato de fé. É um encontro com o eu e um momento de partilha e entre-ajuda que, na nossa opinião, todas as pessoas deveriam experienciar pelo menos 1 vez na vida.

Para quem nos acompanha pelo Instagram, sabe que já peregrinámos em anos anteriores, mas que este ano foi especial. Fomos nós a organizar do nosso grupo de peregrinos e toda a dinâmica relativamente a dormidas e apoio ao longo do caminho. Fomos um grupo de 21 pessoas espectaculares, do qual nos orgulhamos muito!

E como mentoras do grupo, obviamente que a nossa principal preocupação é garantir que tudo corra bem e ajudar a que todos os peregrinos cumpram o seu objetivo final: chegar a Fátima.

Obviamente que após a tomada de decisão de “Sim, eu vou e quero peregrinar” existe todo um plano a traçar, bem como uma preparação física, mental e espiritual que deve ser feita. 

peregrinação, Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares

Sê minimalista!

Para que tudo corra pelo melhor é necessário munires-te de todo o material necessário e, se por um lado há coisas que são indispensáveis, existem outras que apenas acrescentarão peso à mochila, sendo importante ter em mente que este é período onde o minimalismo deve imperar. É, por isso, que te  deixamos aqui uma checklist que temos a certeza que te será muito útil.

Preparação é tudo!

Preparar o nosso corpo para o impacto físico que irá sofrer nestes 4 dias é, também, essencial. Assim, com o nosso grupo deste ano organizámos caminhadas, cerca de um mês antes. E é isso que te recomendamos fazer: caminhadas regulares, pelo menos 1 vez por semana, cerca de 1 mês e meio antes. que devem ser de média intensidade e com duração de pelo menos 1 hora. E, de preferência, ir aumentado os quilómetros a cada caminhada. Por exemplo, iniciem com 3 km e na última caminhada (aquela que antecederá 1 semana do início da peregrinação) façam cerca de 20 km. 

Leva os sapatos que quiseres, mas usa-os com antecedência!

Outro fator importantíssimo a considerar é a escolha do calçado! Aqui, somos da opinião que, depois da nossa cabeça e força de vontade, os nossos pés são o principal motor de uma peregrinação, por isso, merecem um bom investimento. É imprescindível que os ténis escolhidos sejam confortáveis, com amortecimentos e preferencialmente respiráveis. Contudo, já vimos pessoas a caminhar com o calçado mais variado que possas imaginar, desde botas de caminhada, a chinelos e até crocs (estes dois últimos desaconselhamos, mas lá que há quem use, há).

Acima de tudo, que sejam usados com pelo menos 1 mês de antecedência, para que possas realmente perceber se te são confortáveis e se moldam ao teu pé e tipo de passada, bem como, perceber as possíveis zonas de fricção. Isto porque são essas a que iremos ter que prestar maior atenção. É natural que apareçam bolhas, mas se podermos evitá-las, ainda melhor.

peregrinação, Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares

Peregrinação sem bolhas , não é peregrinação

E já que falamos em bolhas, partilhamos contigo que em conversa entre alguns peregrinos se costuma brincar que “peregrino sem bolhas, não é peregrino”. Não somos tão radicais, até porque felizmente já tivemos anos em que ficámos sem uma única bolha, mas também já tivemos anos em que até uma unha caiu à Cláudia.

Este é um fator muito imprevisível mas que devemos, tanto quanto possível, evitar que ocorra. E quando acontece, estar preparados para agir. Por isso, o nosso conselho é que leves contigo um kit de primeiros socorros e sos bolhas!

Neste kit anti-bolhas deve estar a vaselina para aplicares nos pés antes de caminhar, segredo este utilizado por muito atletas para evitar zonas de fricção. Existe também o hábito, pouco científico, mas de utilizar em vez de vaselina: halibut pomada misturado com betadine pomada. Mais uma vez, o nosso conselho é que vejas previamente, numa das tuas caminhadas de preparação, o que resulta contigo.

Lembramos da existência de pontos de apoio ao longo do caminho (caso peregrines nos meses “principais”: Maio e Outubro), organizados pela Cruz Vermelha Portuguesa ou pelos Bombeiros Voluntários de cada localidade/distrito, a quem podes recorrer para cuidarem dos teus pés. O importante é que não entregues os teus pés a qualquer pessoa, pois há muitas pessoas que por muito bem intencionadas que sejam, podem não utilizar o material e tratamento mais adequado. Ou então, procura fazer o teu caminho onde esse apoio seja garantido por profissionais capacitados para tal, existem grupos que levam o seu material esterilizado e peregrinos médicos ou enfermeiros.

Já agora aproveitamos para deixar o nosso sincero agradecimento à Farmácia Nacional, na sua colaboração com o nosso grupo, pois graças a eles e ao material que nos disponibilizaram, nós as duas com a ajuda da nossa terceira enfermeira do grupo, pudemos cuidar dos pés dos nossos peregrinos.

peregrinação, Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares

Encontra o teu motivo e caminha com fé no coração

Irão existir dores? Sim, sem dúvida. Podes minimizá-las com analgésicos, gelo e massagens mas, obviamente, que vão existir e fazem parte. Vai ser duro? Sim, vai. Irão existir dias que irás caminhar mais quilómetros do que achas que o teu corpo seria capaz, mas isso também faz parte. Vais conseguir? Sim, claro que vais! Apoia-te nos outros peregrinos, lembra-te que todos estão ali para o mesmo fim, e faz o teu caminho com amor. Porque, no fundo, peregrinar é uma metáfora para o caminho da vida, daí poderes retirar mais aprendizagens do que esperas. Absorve tudo, vivencia, ajuda e deixa-te ser ajudado. Lembra-te que, também neste caminho que é a vida, nunca estamos sozinhos e precisamos uns dos outros.

Claro que te poderíamos dar mais alguns conselhos mas, acima de tudo, achamos que este é o principal: acreditar que vais chegar, porque sim, tendo fé no coração tudo se torna tão mais fácil.

peregrinação, Peregrinação | Dicas e Conselhos para te Preparares
Grupo de Peregrinação a Fátima 2019 “Com Sentido”