praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Agosto 6, 2019 8 Por sorriresonhar

Procuras um destino de praia relativamente perto, com bom tempo, água do mar quentinha e areia branquinha? Tenho uma excelente sugestão para ti: Menorca! Deixo-te, também, a minha sugestão de top praias da ilha, que tens mesmo que conhecer.

Já sabem que adoro destinos de praia e calor. E, desta vez, escolhemos um destino relativamente perto e com poucas horas de vôo.

Foi a minha primeira visita a Menorca e já estou a pensar na hora de regressar novamente, pois fiquei verdadeiramente encantada com a ilha.

Dias antes de ir de viagem, fiz o meu habitual roteiro de praias a visitar segundo algumas reviews que vi pelas redes sociais e outros blogs. Contudo, não me deixei condicionar pelas opiniões e fui à descoberta. Rapidamente percebi que apenas 1 semana é pouco tempo para conseguir visitar todas as praias que gostaria, isto porque a verdade é que elas são tantas e cada uma mais bonita que a outra, que fica sempre a vontade de conhecer cada uma delas.

Desde já vos deixo um aviso, estejam preparados para caminhar, e levem pouca coisa para as praias! Isto porque, as praias mais bonitas estão bem distantes da zona de estacionamento e, frequentemente, são de acessos difíceis, designados caminhos de cavalos (pelo nome já podem imaginar). Mas são acessos que apesar de longos e algo difíceis, estão devidamente preparados e arranjados para que seja possível lá chegar,e desfrutar de uma praia maravilhosa. Acreditem que vale muito a pena!

Iniciamos o primeiro dia pela parte sudoeste da ilha e fomos fazendo o nosso caminho por toda a costa oeste. Confesso que, com alguma pressa para chegar às praias do noroeste, que são consideradas as mais bonitas (e também as mais conhecidas e fotografáveis). 

A verdade é que as praias desta zona sudoeste não são “nada de especial”. A surpresa chegou já no fim do dia, quando descobrimos a Cala Binidali.

Cala Binidali

Uma praia pequenina, entre rochas altas, que fica num beco sem saída, e de fácil acesso (aliás, o acesso não é propriamente fácil, mas comparativamente com outros, sim é genial).

Por ficar no meio de duas rochas o vento, que já não era muito, fica agora quase nulo. E, por não ser das mais conhecidas da ilha, não tem muitas pessoas e é tranquila.

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

O único ponto menos positivo é o facto de o sol deixar desaparecer bastante cedo, pois põe-se por detrás de uma das rochas. Logo a praia fica encoberta mais cedo que o esperado mas, como não há vento, essa pequena desvantagem é facilmente esquecida e é possível desfrutar de um final de tarde tranquilo a escutar o mar.

Cala Mijana

Seguindo o nosso caminho costa acima e, após várias paragens por outras praias, fomos ter à Calla Mijana. Esta praia fica na famosa Cala Galdana, uma das zonas mais turísticas com maior oferta de restauração e animação.praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Mais uma vez, para chegar à praia, após estacionar o carro é necessário fazer um percurso de cerca de 20 minutos, com algumas descidas e subidas, mas sempre bem identificado e devidamente preparado.

Uma praia também ela de pequenas dimensões, onde o verde do arvoredo se funde com o azul do mar, o que a torna encantadora.

Sem qualquer bar de apoio, mas com sorte apanham a senhora que com o seu carrinho de mão vai vender fruta da época fresca, que pela sua simpatia e alegria conquista de imediato.

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Cala Macarelleta

Finalmente chegamos a uma das praias que eu tanto tinha ouvido falar bem nas minhas pesquisas. Sim é bonita, mas sinceramente vale mais pelas suas paisagens ao longo do percurso do que propriamente pela praia em si. A praia em si, por ser uma das mais conhecidas, é demasiado massificada, o que torna o estender a toalha numa missão impossível.

Têm duas formas de lá chegar: de carro, deixando-o no parque de estacionamento e andando apenas um pouco ou, caminhando desde a praia Galdana por um caminho de mais 4 km, com subidas e descidas bastante acentuadas. Como vos disse a vista ao longo do percurso, principalmente entre a cala Macarela e a cala Macareleta é lindíssima! Por isso, mesmo que que vão de carro, não deixem de subir à encosta e caminhar um pouco!

Infelizmente da praia em si não tenho fotografias para vos mostrar, pois neste dia fiquei sem bateria bastante cedo. mas tenho esta vista maravilhosa.

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Cala Pilar

A última agradável surpresa veio já no último dia na ilha: Cala Pilar, situada na parte Nordeste.  Foi uma surpresa porque íamos com a ideia que na parte este da ilha as praias eram menos bonitas. Mas desenganem-se!

O parque de estacionamento é pequeno, e quando cheio o acesso fica bloqueado e é feita a gestão de entradas e saídas de forma a evitar o caos, isto porque entre a estrada principal e o acesso ao parque de estacionamento, o percurso é uma estrada de terra batida onde apenas passa um carro de cada vez.

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

Após isto, temos uma longa caminhada pela frente, um trilho com muitas subida e descidas de cerca de 2km, mas que vale muitíssimo ser feito! Somos premiados com uma praia muito bonita que junta areia, argila, arvoredo e um azul do mar maravilhoso. E, para além disso, super tranquila e com poucas pessoas.

praias, Menorca | As 4 Melhores Praias da Ilha

 

Gostavam de saber mais dicas e sugestões sobre Menorca? Já conhecem este destino?